quarta-feira, 27 de agosto de 2008
Tétrades
No nosso encontro anterior falamos sobre acordes de 3 notas, as nossas tríades. Pois é, naturalmente seguiremos o raciocínio e subiremos ao próximo passo na evolução dos mesmos, as chamadas TÉTRADES.
No estudo de Harmonia pelos padrões atuais falaremos diretamente das Tétrades, pensando ser o acorde de 4 sons o ponto de partida para qualquer estudo sério de Música Popular.
Assim sendo, entenderemos a formação das Tétrades de 2 formas possíveis, sendo:
A - Inclusão de uma SÉTIMA (Maior,Menor ou Diminuta) a uma TRÍADE (Maior, Menor, Diminuta ou Aumentada)
B - Interpolação de 2 TRÍADES distintas (Maior, Menor, Aumentada ou Diminuta)
Obs.: Nos 2 casos continuamos a respeitar o nosso "empilhamento de terças", tendo a SÉTIMA uma terça de distância da Quinta, última nota das Tríades vistas.
Teremos, no primeiro contato, 4 tipos de tétrades, sendo:
Acorde de SÉTIMA MAIOR - T7M -
Formado por Tônica ou Fundamental(T), Terça Maior(3), Quinta Justa(5) e Sétima Maior(7M) ou pela interpolação de uma tríade MAIOR e uma MENOR (figura A)
Acorde MENOR COM SÉTIMA - Tm7 -
Formado por Tônica ou Fundamental(T), Terça Menor(3m), Quinta Justa(5)e Sétima Menor(7), ou pela interpolação de uma tríade MENOR e uma MAIOR (figura B)
Acorde de SÉTIMA DOMINANTE - T7 -
Formado por Tônica ou Fundamental(T), Terça Maior(3), Quinta Justa(5) e Sétima Menor(7), ou pela interpolação de uma tríade MAIOR e uma DIMINUTA (figura C)
Acorde MEIO DIMUNTO - TФ ou Tm7(b5)
Formado por Tônica ou Fundamental(T), Terça Menor(3m), Quinta Diminuta(b5) e Sétima Menor(7), ou pela interpolação de uma tríade DIMINUTA e uma MENOR (figura D)
Esses serão os 4 modelos de Tétrades a serem usados no nosso primeiro Campo Harmônico, mas isso ja é conversa para o próximo post....
Dúvidas e comentários são bem vindos, aqui ou por email.
Abraços a todos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário