quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Tétrades


No nosso encontro anterior falamos sobre acordes de 3 notas, as nossas tríades. Pois é, naturalmente seguiremos o raciocínio e subiremos ao próximo passo na evolução dos mesmos, as chamadas TÉTRADES.
No estudo de Harmonia pelos padrões atuais falaremos diretamente das Tétrades, pensando ser o acorde de 4 sons o ponto de partida para qualquer estudo sério de Música Popular.
Assim sendo, entenderemos a formação das Tétrades de 2 formas possíveis, sendo:

A - Inclusão de uma SÉTIMA (Maior,Menor ou Diminuta) a uma TRÍADE (Maior, Menor, Diminuta ou Aumentada)

B - Interpolação de 2 TRÍADES distintas (Maior, Menor, Aumentada ou Diminuta)

Obs.: Nos 2 casos continuamos a respeitar o nosso "empilhamento de terças", tendo a SÉTIMA uma terça de distância da Quinta, última nota das Tríades vistas.

Teremos, no primeiro contato, 4 tipos de tétrades, sendo:


Acorde de SÉTIMA MAIOR - T7M -

Formado por Tônica ou Fundamental(T), Terça Maior(3), Quinta Justa(5) e Sétima Maior(7M) ou pela interpolação de uma tríade MAIOR e uma MENOR (figura A)


Acorde MENOR COM SÉTIMA - Tm7 -

Formado por Tônica ou Fundamental(T), Terça Menor(3m), Quinta Justa(5)e Sétima Menor(7), ou pela interpolação de uma tríade MENOR e uma MAIOR (figura B)


Acorde de SÉTIMA DOMINANTE - T7 -

Formado por Tônica ou Fundamental(T), Terça Maior(3), Quinta Justa(5) e Sétima Menor(7), ou pela interpolação de uma tríade MAIOR e uma DIMINUTA (figura C)


Acorde MEIO DIMUNTO - TФ ou Tm7(b5)

Formado por Tônica ou Fundamental(T), Terça Menor(3m), Quinta Diminuta(b5) e Sétima Menor(7), ou pela interpolação de uma tríade DIMINUTA e uma MENOR (figura D)


Esses serão os 4 modelos de Tétrades a serem usados no nosso primeiro Campo Harmônico, mas isso ja é conversa para o próximo post....

Dúvidas e comentários são bem vindos, aqui ou por email.

Abraços a todos.

Nenhum comentário: