Oi gente, mais um dia, mais um post. Depois de uma manhã de quarta conturbada na nossa tão querida e violenta cidade seguimos aqui com a vibe positiva, que no fim é o que importa mesmo, o resto tiramos de letra.
Nós ja estamos "quase íntimos" dos nossos amigos Intervalos, e nesse momento vamos tentar estabelecer e desenrolar uma das maiores confusões no estudo de Música Popular, a Nomenclatura dos Intervalos.
A primeira pergunta a ser respondida é "Onde usaremos?". Inicialmente na cifragem dos acordes e suas respectivas alterações.
Comecemos pelos nossos queridos Intervalos iniciais, os MAIORES e os JUSTOS. Para esses intervalos usaremos:
MAIORES: 2, 3 , 6 , 7M
Apesar de alguns autores preferirem a utilização do "M" para a indicação do intervalo maior (Ian Guest, Almir Chediak), prefiro usar apenas a nomenclatura do respectivo intervalo. O único onde é realmente imprescindível o uso do "M" é a SÉTIMA MAIOR (7M), presumindo-se que para TODOS OS OUTROS INTERVALOS na ausência de nomenclatura extra trata-se de INTERVALO MAIOR :)
OBS.: Em alguns sistemas americanos de cifragem utilizam-se outros métodos de cifragem para a SÉTIMA MAIOR, como Maj7(David Baker) ou Δ(Jamey Aebersold), não estranhe nenhuma das anteriores, o sistema ainda é novo (passamos a tocar esses acordes a mais ou menos 50 anos), e os americanos adoram uma confusãozinha.
JUSTOS: 4, 5 , 8
Trataremos os Intervalos Justos da mesma forma que os maiores, ou seja, na ausência de adendos definiremos como JUSTOS as 4, 5 e 8 que assim se apresentarem.
Definidos os iniciais, passemos aos próximos.
MENORES: 2m, 3m, 6m, 7
Para defirenciarmos um Intervalo Menor de um Intervalo Maior adicionaremos um "m", EXCETO NA SÉTIMA MENOR, essa sim aparecendo apenas com o "7" e estamos felizes com isso, kkkkkkkk.
AUMENTADOS: 2aum/2aug/2+/#2 - 4aum/4aug/4+/#4 - 5aum/5aug/5+/#5
Para os Intervalos Aumentados podemos utilizar as 4 nomenclaturas acima, sendo todas elas totalmente aceitas e largamente utilizadas.
OBS.: Apesar de, em tese, podermos transformar qualquer Intervalo Maior ou Justo em um Intervalo Aumentado, na prática veremos que isso acontece nas SEGUNDAS(2) QUARTAS(4) e QUINTAS(5), ficando as outras aplicações para aplicações teóricas e experiências alienígenas (... chamando Mulder e Scully....) :)
DIMINUTOS: 4dim/4-/b4 - 5dim/5-/b5 - 7dim/7-/b7
Da mesma forma que procedemos com os Aumentados faremos com os Dimunutos, sendo de aplicação prática as QUARTAS(4), QUINTAS(5) e SÉTIMAS(7).
Devagar chegamos la, com firmeza e alegria sempre.
Abraços a todos
quinta-feira, 7 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário