segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Tríades



Depois da inserção baiana, let's get back to work...

Falemos então das nossas "entidades", os queridos acordes.
Vamos começar pelos acordes de 3 sons, as nossas TRÍADES.
Em Música Popular existem 3 possibilidades de formação de acordes com "empilhamento de intervalos", seja "empilhando" segundas, terças ou quartas. Como a maneira mais "usual" é por EMPILHAMENTO DE TERÇAS, começo por ai.
Vamos definir então esse "empilhamento".
Numa tríade qualquer, a nota inicial é chamada TÔNICA ou FUNDAMENTAL (como visto la com os intervalos). Ela da nome ao acorde, e partir dela vamos definir as outras 2 notas subsequentes. Além da Fundamental, teremos tambem a presença da TERÇA e da QUINTA, completando o acorde, e definindo o tal do "empilhamento". Se vc ainda não sacou a parada toda, veja: Começamos pela Fundamental, saltamos uma Terça, e partir desse ponto (terça acima da Fundamental) saltamos mais um terça (olha o empilhamento ai...) e definimos a Quinta do acorde, a quem poderiamos até chamar de "Terça da Terça". Complicou? Olha a figura A acima e vai ficar facil ;)

A pergunta é: Qual terça(s) e qual quinta(s) forma(m) essa(s) tríade(s)???

Bom, isso vc ja sabe. Vimos quando falavamos dos intervalos quais eram os possíveis e prováveis no uso cotidiano, mas vale lembrar. Teremos 2 TIPOS DE TERÇA e 3 TIPOS DE QUINTAS, sendo:

3 - TERÇA MAIOR
3m - TERÇA MENOR

5 - QUINTA JUSTA
b5, 5-, 5 dim - QUINTA DIMINUTA
#5, 5+, 5 aum - QUINTA AUMENTADA

A combinação dessas terças e quintas vai gerar 4 tipos diferentes de tríades (figura B), sendo:

TRÍADE MAIOR (T): Formada por TÔNICA ou FUNDAMENTAL, TERÇA MAIOR(3) e QUINTA JUSTA(5)

TRÍADE MENOR (Tm): Formada por TÔNICA ou FUNDAMENTAL, TERÇA MENOR(3m) e QUINTA JUSTA(5)

TRÍADE AUMENTADA (T+): Formada por TÔNICA ou FUNDAMENTAL, TERÇA MAIOR(3) e QUINTA AUMENTADA (5+)

TRÍADE DIMINUTA (Tdim): Formada por TÔNICA ou FUNDAMENTAL, TERÇA MENOR(3m) e QUINTA DIMINUTA (5-)

Assim definimos a base para o inicío da nossa conversa em matéria de acordes, seguiremos em frente completando esse conceito inicial e incluindo novidades a cada encontro.

Qualquer dúvida, gritem. Abraços a todos

Um comentário:

Unknown disse...

Filhinho, e agora o que eu faço? Você me ensina "enarmonias"? Aí eu vou aprender a tocar baixo (bem baixinho, assim não perturbarei ninguém - kkkkkkkk).
Sabe, terminei um curso de latim on line, o maior barato... você, que não faz nada na vida, que nem o Dorival Caymi, devia fazer este curso. É liiiindo!!!! Agora, vou aprender "enarmonias" com você. E que Deus nos ajude!