segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Baby I'm Back

Voltei gente, depois das férias de junho/julho, loucuras de inverno e etc.
Depois desse recesso "forçado" retomarei as atividades por um ponto q ainda não cobri (apesar de ser meu preferido). Vamos falar de HARMONIA!!!!!
Não pretendo dissecar completamente o assunto, até por q o espaço seria pequeno e não tenho essa pretensão toda, mas conversando com os amigos e refletindo sobre os tópicos anteriores senti a falta de algo com um pouco mais de fundamentação teórica, assim sendo vamos nessa direção.
O ponto de partida para a compreensão de qualquer relação harmônico/melódica em música popular passa pelo sistema métrico adotado, os tão comentados INTERVALOS.
Numa definição prática e objetiva Intervalo é a distância medida em SEMITONS entre 2 ou mais notas, sendo a base ou ponto inicial denominado TÔNICA ou FUNDAMENTAL e as subsequentes o(s) intervalo(s) propriamente dito(s). Se vc ainda não conhece a diferença entre Tom e Semitom lembre-se, os instrumentos chamados temperados adotam o semitom como menor distância possível entre as notas, ou seja, as teclas do piano ou as casas da sua guita/violão/baixo são divididas em semitons. Para que alcancemos o tom inteiro precisamos de 2 SEMITONS, ou 2 casas/teclas ok? :)
Toma-se como base para a definição dos intervalos iniciais a ESCALA MAIOR, sendo assim definida:

T - 2 - 3/4 - 5 - 6 - 7M/T

formada por intervalos de tons inteiros entre suas notas, exceto em 3/4 e 7M/T, essa com intervalos de semitons.

Definimos na Escala Maior os intervalos MAIORES e JUSTOS, sendo:

MAIORES: 2, 3, 6, 7M

JUSTOS: 4, 5, T(8)

Além dos 2 iniciais vamos gerar mais 3 tipos de intervalos:

MENORES: Descendo um semitom de um intervalo Maior

AUMENTADOS: Subindo um semitom de um intervalo Maior ou Justo

DIMINUTOS: Descendo um semitom de um intervalo Menor ou Justo

Assim definimos a base para os assuntos posteriores, provavelmente se o assunto é novidade pra vc ficaram mais dúvidas do q certezas, mas vamos devagar esclarecendo todas. Qualquer coisa comente q eu respondo.

Abraços a todos :)

3 comentários:

leomska disse...

legal pra caralho o q falar disso vc é sem comentario um puta cara e um puta musico e eu fico feliz por ter tido o prazer de ter tocado com um cara assim

Daniel Lima disse...

Valew vagabundo, tamo junto, abração

Vagner disse...

aê daniel vou passar essa coluna pro alê, muito boa viu...rsrs abraço!