sexta-feira, 12 de setembro de 2014
Dominantes - Parte 2 - Acorde T9(b5)b13
É isso ai meu povo, depois de um longuíssimo hiato estamos de volta com força total, e retomaremos o nosso capítulo dos Dominantes e suas alterações. O nosso amigo a ser "dissecado" é o T9(b5)b13, e o associaremos a chamada ESCALA HEXAFÔNICA ou ESCALA DE TONS INTEIROS. Como o próprio nome sugere, nossa nova amiga é uma escala formada por 6 NOTAS COM INTERVALOS DE UM TOM ENTRE AS MESMAS, sendo:
T - 2(9) - 3 - #4(b5) - b6(b13) - 7
No tom de C, teríamos:
C - D - E - F#(Gb) - G#(Ab) - A#(Bb) - C
Devemos também notar uma outra SIMETRIA dentro da Hexafônica, a presença de 2 TRÍADES AUMENTADAS formadas NA FUNDAMENTAL DO ACORDE E TOM ACIMA DA MESMA, sendo no tom de C:
HEXAFÔNICA: C - D - E - F# - G# - Bb - C
TRÍADES: C5+ (C#5) - C - E - G# & D5+ (D#5) - D - F# - A#(Bb)
Para utilização e sonoridade "hexafônica" podemos utilizar tanto a escala quanto as tríades geradas dentro da mesma. Observaremos casos semelhantes em outras situações de tríades/escala para aplicações em acordes dominantes.
Por hora é isso ai, vamos em frente ou o trem passa por cima. Abraços a todos
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