quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Dominantes - Parte 3 - T7(b9)(#9)(13)

Mais um dia, um acorde dominante e uma associação escala/acorde e q vida segue :) Hj o papo gira em torno dos T7(b9)(#9)(13), e a ESCALA DOMINANTE DIMINUTA, ou DOM DIM para os íntimos. Vamos sacar a formação da danadinha, se liguem: T - b9 - #9 - 3 - #11 - 5 - 13 - 7 - T Obs.: Veja q, a essa altura do campeonato vc ja entende o conceito de enarmonia em matéria de nomenclatura e classificação de intervalos, portanto já montamos a Escala com as tensões de uso prático. Se tiver algum problema nesse sentido dá uma olhadinha ai nos tópicos anteriores q vai clarear ;) Uma outra forma de entender a formação da DOMDIM é sacar a simetria da sua formação, a relação intervalar das tensões da mesma sempre vai de SEMITOM - TOM - SEMITOM - TOM a partir das fundamental ok? Seguindo, vamos montá-la em C, veja: C - Db - D# - E - F# - G - A - Bb Analisando a formação da nossa nova amiga, notamos a presença de 2 ACORDES DIMINUTOS EM SUA FORMAÇÃO, sendo: Cdim - C - Eb - F#(Gb) - A Dbdim - Db - E - G - Bb Veja q, os arpejos desses acordes podem ser usados para a "sonoridade DOMDIM" nessa associação: C7(b9)(13) = Cdim & Dbdim DICA: Mesmo q não notada na cifra do acorde em questão as NONAS MENORES E AUMENTADAS são TOTALMENTE INTERCAMIBIÁVEIS, ou seja, podem ser livremente substituídas uma pela outra sem maiores prejuízos harmônicos, usem sem moderação ;) DICA 2: Outra tensão q pode também ser explorada nesse universo é a DÉCIMA PRIMEIRA AUMENTADA (#11), apesar de não ser "decisiva" para a definição da sintaxe acorde/escala vai muito bem como "colorido" nessa "vibe" ai É isso aí gente, vamos em frente q a corrida nunca termina. Abração e bons estudos a todos ∘

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