segunda-feira, 22 de setembro de 2014
Dominantes - Parte 4 - T7(b9)(#9)(#11)(b13)
Seguindo na estrada dos Dominantes hj a parada é nos "fortemente alterados" kkkkk. Como já sabemos, na nossa eterna busca da sintaxe perfeita no campo Acorde/Escala as alterações dos mesmos definem "quem é quem", ou qual a Escala a ser usada para qual Dominante. Nesse caso, estamos falando de um Dominante com alterações em toda a sua "upper structure" ou seja, nas suas tensões ACIMA DA OITAVA(9/11/13). E, diferentemente dos casos anteriores, não usaremos como escolha uma "escala artificial" ou "simétrica" e sim uma opção diatônica vindo diretamente do CAMPO MENOR MELÓDICO, ou o SÉTIMO GRAU da mesma, denominado SUPER LÓCRIO ou ESCALA ALTERADA ou simplesmente ALT7 para os íntimos ;)
Vejamos: ESCALA ALTERADA (ou SUPER LÓCRIO):
T - b9 - #9 - 3 - #11 - b13 - 7 - T.
Em E Alt7, teremos:
E - F - G - G#(Ab) - Bb - C - D - T.
Como notado anteriormente, E Alt7 é modo de Fm Melódico ;)
Seguindo a tendência de encontrar tríades na formação da escala e manter o sabor do improviso quando as usamos vemos q no caso da ALT7 temos 2 TRÍADES MAIORES formadas sobre o bV e o bVI, veja no E Alt7:
E - F - G - G#(Ab) - Bb - C - D.
TRÍADES MAIORES SOBRE OS GRAUS: bV= Bb (Bb, D, F) - bVI= C (C, E, G).
Por enquanto é isso, e a luta continua ;)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário