segunda-feira, 19 de março de 2012
Alterações do Acorde Dominante
Voltei povo, faz tempo q eu não postava e algumas pessoas (poucas, mas interessadíssimas kkkk) sempre cobravam e etc, aquele "por q parou???". Aproveitando a segunda feira pós Saint Patrick's Day (rolou uma mini maratona pelos pubs da cidade. De trabalho, não de bebedeira kkkk) resolvi postar um tópico q eu ja vinha cozinhando cá com os meus botões e hj é o dia finalmente dele ver a LUZ. To falando do post, mas quem sabe num elucida algo ai pra ti também :)
Até o presente momento tudo q tratamos aqui foi baseado no Tonalismo e na resolução Dominante-Tônica q o caracteriza fundamentalmente. Apesar disso ainda acho q tem gás pra mais um tópico no gênero, afinal estamos bem longe de destrinchar o assunto. Talvez nunca cheguemos lá, mas vamos em frente, o trajeto vale mais q a linha de chegada :)
Vamos tratar hj das alterações possíveis pra o Acorde Dominante, associando também a alguns modos/escalas como referência para os mesmos.
O Acorde Dominante por definição pode receber o maior número de alterações entre todos os q utilizamos, podendo ter incluído ao intervalo q o caracteriza (TRÍTONO ENTRE A TERÇA MAIOR E A SÉTIMA MENOR, ver "Resolução do Trítono no Acorde Dominante") as seguintes alterações:
3 tipos de NONA - 9 , b9, #9;
2 tipos de DÉCIMA PRIMEIRA (ou QUARTAS) - 11(4), #11(#4);
2 tipos de DÉCIMA TERCEIRA - 13, b13;
3 tipos de QUINTA - 5, b5 , #5.
Nos próximos tópicos esclarecemos caso a caso e associamos aos modos mais "usuais".
Em frente e com fé, sempre :)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário