segunda-feira, 13 de junho de 2011

Altos papos

Olha ai meu povo, menos de 7 dias e eu já estou de volta, os bons ventos rumam em direção da periodicidade... será????
Enfim, aproveitemos a boa fase e vamos voltar a falar sobre os acordes do Campo Harmônico (tava demorando...), agora com a nova associação dos Modos Gregos a cada grau da escala. Até onde vimos, trabalhavamos com acordes de 4 sons, as nossas TÉTRADES, mas claro q isso era só o começo, e se associarmos cada acorde ao modo correspondente notaremos a presença de 3 novas possibilidades a serem usadas em cada um deles. A essas possibilidades daremos o nome de "UPPER STRUCTURE". O nome na língua da matriz se justifica, por q nenhum teórico fluente na língua de Cabral se dignou a renomeá-los convincentemente, portanto ou chamamos assim ou usamos a nome q meu querido Mestre Gogô usava nas aulas de Harmonia no saudoso Instuto de Artes na UNICAMP, as "Estruturas Altas", nas imortais e sábias palavras do Mestre.
Vejamos então, se olharmos qualquer um dos modos e extrairmos dele as 4 notas da tétrade restariam a SEGUNDA, a QUARTA e a SEXTA. Se pensarmos em empilhamento de terças para a sua inclusão podemos imaginar a presença das mesmas OITAVA ACIMA, sendo NONA - 9 (terça da sétima), DÉCIMA PRIMEIRA - 11 (terça da nona) e DÉCIMA TERCEIRA- 13 (terça da décima primeira), seguindo a ordem estabelecida.
Assim, podemos definir cada grau da escala e suas Upper Structures (ou tensões)assim:



Vale a pena dizer q no q se trata de Acordes Dominantes, o buraco é bem mais embaixo, já q o nosso querido "T7" aceita uma enormidade de tensões, e merece um tópico só dele.

Fica a despedida com cara de "cenas dos próximos capítulos" e fique ligado mesmo, a coisa está esquentando.

Abração a todos

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