quinta-feira, 9 de junho de 2011

Falando grego...

Muito bem povo, falei q eu ia tentar manter uma certa frequência nessa parada e até teria conseguido postar ontem como programado, não fosse o acidente de percusso do aspirador da D. Nalva (funcionária e fiel escudeira da patroa daqui de casa) e o cabo do roteador, mas faz parte, como diriam na matriz "shit happens"...
Então vamos aproveitar e explorar um novo capítulo da nossa saga, hj vamos falar um pouco sobre escalas, e como não podia deixar de ser começarei pelos MODOS GREGOS.
A história desses modos dariam uns 10 posts no mínimo, principalmente se incluirmos a evolução da nomenclatura e a criação dos mesmos (são chamados também de Modos Eclesiásticos ou Gregorianos), mas o q nos interessa é a relação harmônico-melódica a ser estabelecida com os nossos acordes q começam a fazer sentido nas progressões já estudadas em posts anteriores.
Podemos pensar nos Modos Gregos de 2 maneiras diversas, enquadrando-os num raciocínio TONAL ou MODAL. Tudo o q vimos até agora nos tópicos de Harmonia se referia ao TONALISMO, comecemos por lá então.
No raciocínio Tonal vamos gerar cada Modo Grego a partir de um grau do Campo Harmônico, associando o mesmo ao acorde ali encontrado em ordem direta. Para melhor compreensão, vamos vizualizar essa idéia tomando o Campo Harmônico Maior como referência, sendo:

I GRAU - I7M - Modo Jônio - T 2 3-4 5 6 7M-T
II GRAU - IIm7 - Modo Dórico- T 2-3m 4 5 6-7 T
III GRAU- IIIm7- Modo Frígio- T-2m 3m 4 5-6m 7 T
IV GRAU - IV7M - Modo Lídio - T 2 3 #4-5 6 7M-T
V GRAU - V7 - Modo Mixolídio- T 2 3-4 5 6-7 T
VI GRAU - VIm7 - Modo Eólio - T 2-3m 4 5-6m 7 T
VII GRAU - VIIØ- Modo Lócrio- T-2m 3m 4-b5 6m 7 T

Obs.: Utilizaremos intervalos de Tons Inteiros entre todas as notas, exceto nas ligadas por "-", nessas usaremos Semitons :)

Podemos dividir os Modos Gregos em 2 grandes grupos, os Maiores e Menores, tomando como base os Modos Jônio(Maior) e Eólio(Menor) para referência inicial e caracterizaremos cada um dos outros modos através das notas diferentes com os referenciais, denominando-as NOTAS CARACTERÍSTICAS dos Modos. Veja como:

MAIORES:
Ref: Jônio - T 2 3-4 5 6 7M-T

IV- Lídio - T 2 3 #4-5 6 7M-T - Nota Característica- #4

V - Mixolídio - T 2 3-4 5 6-7 T - Nota Característica- 7


MENORES
Ref.: Eólio - T 2-3m 4 5-6m 7 T

II - Dórico - T 2-3m 4 5 6-7 T - Nota Característica - 6

III - Frígio- T-2m 3m 4 5-6m 7 T - Nota Característica - 2m

VII - Lócrio- T-2m 3m 4-b5 6m 7 T - Nota(s) Característica(s) - 2m e b5


Por enquanto é isso, fomos formalmente apresentados e estenderemos mais os tópicos quanto a utilização dos mesmos em breve.

Até lá, e stay tune :)

Um comentário:

Wilson Toledo disse...

Esses daí eu peguei ao vivo heim!! Bora relembrá-los e exercitá-los! Boa Maestro!!