quinta-feira, 25 de março de 2010

Resolução do Trítono no Acorde Dominante


Quando falamos em funções harmônicas no Campo Harmônico estamos nos referindo a uma situação específica, um tipo de Harmonia de uso mais comum e regular dentro da Música Popular chamada TONALISMO. Caracteriza o Tonalismo justamente a presença dessas funções, especialmente a marcha Dominante-Tônica, e a Instabilidade-Estabilidade provacada pela mesma. Vamos entender o processo dessa resolução no Campo Harmônico Maior.
Na formação do acorde de função Dominante Principal (V7) encontraremos um intervalo em suas vozes internas que é o responsável pela sensação de instabilidade provocada pelo mesmo, o chamado TRÍTONO.
Como o próprio nome ja informa, o TRÍTONO é intervalo de 3 TONS (#4 OU b5)encontrado no acorde dominante entre a TERÇA MAIOR e a SÉTIMA MENOR (figura A).

Dito isso, vamos imaginar a marcha do acorde dominante (V7) para o acorde tônica de função principal no Campo Harmônico Maior (I7M), usando o exemplo do tom de C maior, sendo então G7(V7) e o C(I). Obs: Usaremos um C tríade para melhor ilustração das vozes internas dos acordes na marcha :)

As notas do trítono no acorde dominante se atraem com a TERÇA MAIOR e a OITAVA do acorde tônica, sendo a terça do trítono por SEMITOM ASCENDENTE com a oitava do acorde tônica e a sétima menor do trítono por SEMITOM DESCENDENTE com a terça do acorde tônica (figura B), estabelecendo o cruzamento das vozes internas que caraterizam esa resolução. Interessante notarmos também o movimento dos baixos (TÔNICAS) dos acordes, num intervalo de QUARTA JUSTA ASCENDENTE ou QUINTA JUSTA DESCENDENTE. Esse tipo de movimento entre os acordes vai ser o mais usado nas progressões tonais a serem estudadas em breve, aguarde cenas dos próximos capítulos :)

E é isso ai meu povo, vamos em frente que a trilha é longa.

Abração e que as dissonâncias sejam sempre belas :)

Nenhum comentário: