terça-feira, 31 de maio de 2011

Quando o inverno chegar...

Voltei gente, de leve mas firme e forte. E para celebrar esse momento lindo, vamos para uma postagem com força total, seguindo a linha e aproveitando o gancho dos DOMINANTES SUBSTITUTOS (subV7) e aplicando-os nas progressões em II-V-I. Para quem caiu de paraquedas ou chegou ontem de Marte de uma olhada no post "Move on, move on!!!!" para os II V I e "Dominantes Substitutos" para os próprios :)
Como visto, todo acorde dominante q possuir o mesmo Trítono em sua formação pode ser substituído sem prejuízo da Função Harmônica em qualquer progressão, assim sendo podemos usar essa subsitituição num II-V-I para acorde maior (fig 1).

Analogamente, podemos usar a mesma idéia para um II-V-I para acorde menor, sendo: (fig 2)



Podemos concluir então q podemos interpolar e substituir livremente tanto o acorde II (segundo cadencial-subdominante) quanto o V (dominante e subV7), estabelecendo novas relações dentro da mesma progressão (fig 3).



Foi de leve, mas foi preciso. Esperamos não repetir esses "hiatos" imensos entre os últimos posts, vamos em frente e com fé, sempre.

Abração a todos

3 comentários:

http://zacarias-nhacumba.blogspot.com/ disse...

Bom dia Maestro podes esclarecer porque é que na figura 3, no tom maior, o Dm7 foi substituido por Ab7? no meu entender aplicaste a dominante secundaria do acorde de resoluçao, ie,dominante secundaria do Db7, mas qual è a relaçao entre o Dm7 e o Ab7?

Daniel Lima disse...

Zacarias, desculpa a demora na resposta, mas é o seguinte. O Ab7 a q vc se refere devia ser Abm7(II de Gb)
A presença do acorde esta justificada por ser II cadencial do Sub V7(Db7), estabelecendo uma nova possibilidade de substiuição além do Dominante. Como curiosidade o Ab7 como estava notado (e q não era a intenção, foi erro de digitação mesmo)pode ser entendido com V7/SubV7, ou seja, "Dominante do SubV7", no q eu costumo chamar de "Dominantes Estendidos", q substitui o II cadencial sem medo. Espero ter esclarecido, e sempre q pintar algo do gênero (dúvida ou revisão de alguma bobagem q eventualmente seja digitada) estamos ai. Abração

RAFAEL SONSINO disse...

Parabénss... pelo trabalho...
fico muito contente quando encontro profissionais como vc colocando informações tão preciosas ao nosso dispor.
Gostaria de obter mais materiais ...
meu e-mail é rrsonsino@hotmail.com

abraço