quinta-feira, 22 de abril de 2010

A Terceira Irmã




Bom gente, como prometido no post anterior vamos falar da terceira companheira das Escalas Menores, a MELÓDICA.
A Escala Menor Melódica é também conhecida com Menor Bachiana (sempre ele :)...), e aparece na Música Européia de uma forma ligeiramente diferente, mas para o nosso uso em Música Popular o que realmente interessa é a sua forma chamada de Menor Melódica Real.
Na Menor Bachiana ela teria uma forma ascendendo (real) e descendendo (idêntica a Menor Natural). Da mesma forma q tratamos o assunto "Menor Harmônica" trataremos o da "Menor Melódica", nos interessa a formação e uso para harmonização, composição e improvisos para Música Popular, por isso a opção pelo uso da Menor Melódica Real :)

Pois bem, vamos montar a Escala Menor Melódica, já com seus respectivos graus. Os intervalos de semitom ficam entre o SEGUNDO e o TERCEIRO grau e o SÉTIMO e OITAVO (repetição da tônica)(figura A)

Assim sendo, vemos que se tormarmos como base a Escala Menor Natural teremos alterações no SEXTO GRAU e no SÉTIMO GRAU da escala. Se a base for a Menor Harmônica, alteriamos somente o SEXTO GRAU, visto q o sétimo ja havia sido alterado anteriormente (figura B).

Pensando nisso então, vamos montar o Campo Harmônico da Escala Menor Melódica, e a traçar um paralelo com os outros 2 campos menores já nossos conhecidos (figura C).

Assim encerramos por enquanto o assunto do Campos Harmônicos Menores, nos próximos encontros falaremos das progressões mais comuns em Música Popular nos campos Maiores e Menores.

A gente se vê :)

2 comentários:

Roger Farias disse...

muito bom seu blog, animal. parabéns e continue ajudando nós leigos. muito obrigado mesmo estou aprendendo muito! :D

Daniel Lima disse...

É isso ae brother, vamos seguir em frente q a parada é essa. Abração