Na nossa longa caminhada na estrada da Harmonia ja fizemos alguns "pit stops", falamos dos Campos e das Funções Harmônicas, sempre com o intuito de definir O QUE usar e principalmente COMO USAR os acordes nas tonalidades maiores e menores. Na nossa nova parada, falemos então dos Dominantes Individuais.
Até o presente momento vimos que em cada tonalidade Maior ou Menor podiamos contar com os 7 GRAUS de cada campo, e para definição e reforço do Tonalismo a marcha Dominante Principal - Tônica (V7 - I7M ou V7 - Im7). Estenderemos essa idéia da marcha do Dominante aos outros graus do Campo Harmônico além do grau I, e a esses acordes daremos o nome de DOMINANTES INDIVIDUAIS.
A idéia é simples, veja a definição:
"Todo acorde do Campo Harmônico pode vir precedido do seu respectivo Dominante Individual, distante uma QUARTA JUSTA ABAIXO ou uma QUINTA JUSTA ACIMA do acorde a ser resolvido, desde q não haja choque com a melodia q está sendo harmonizada."
Dito isso, vejamos como vai funcionar nos Campos Harmônicos de C (Dó maior - figura a) e de Am (Lá Menor - figura B).
Vejamos um uso prático em REARMONIZAÇÃO (o tema é IMENSO, isso é só um exemplo para o uso dos Dominantes Individuias ok?). Vamos começar com uma progressão simples no tom de C Maior (figura C). Os acordes aparecem inicialmente com a duração de um compasso cada. Para o uso dos Dominantes Individuais dividiremos essa duração e assim reforçaremos a sensação da PREPARAÇÃO DO ACORDE SEGUINTE (aquela história de resolução via trítono e etc, vc ja conhece...)
Dito isso veja a inclusão dos Dominantes na progressão (figura D). Toque as 2 progressões e sinta a diferença do "efeito" da inclusão do Dominante
Curtiu? E é só o começo...
Vamos em frente, a luta continua :)
Abração
segunda-feira, 26 de abril de 2010
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Um comentário:
Sempre tive curiosidade de ver como isso funciona,
valew pelas dicas vou incrementar os meus arranjos.
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