terça-feira, 4 de maio de 2010

Acordes e suas Inversões

Nesse nosso "novo" formato de transmissão de idéias via ciberespaço (cutucando Marco Bonito kkkkkk), ou novas "mídias" por vezes ainda me escapam alguns tópicos de extrema importância para a compreensão das idéias posteriores. De certa forma isso remonta a nossa escola de Música Popular, que aqui no país é feita como "alfaiataria", atendendo e customizando o conteúdo a necessidade e expectativa do aluno. Nesse nosso caso, na ausência do aluno "físico", o conteúdo é gerado de acordo com o que considero as ferramentas ideiais em Harmonia para Música Popular, e numa ordem de cronologia "quase" ideal. Talvez esse "efeito colateral" do veículo seja uma boa forma de me fazer tentar ordenar o conteúdo numa escola um pouco mais pragmática e formalizada, deixando a tradição nacional um pouco de lado :)
Dito isso, tento justificar a ausência da definição das Inversões de Acordes em tópicos anteriores. Enfim, antes tarde...
Para considerarmos um Acorde Invertido teremos como a sua nota mais grave (também conhecida como Baixo do Acorde) outra nota que não a sua Tônica ou Fundamental.

Falando em Tétrades, definiremos assim as Inversões dos Acordes

PRIMEIRA INVERSÃO - TERÇA NO BAIXO. ex.: C7M/E

SEGUNDA INVERSÃO - QUINTA NO BAIXO. ex.: Gm7/D

TERCEIRA INVERSÃO - SÉTIMA NO BAIXO ex.: C7/Bb

Como visto o sistema de cifragem para as inversões acontece com "Acorde/Baixo".

Muito bem, fica preenchida essa lacuna, nos próximos tópicos exploraremos mais o assunto.

Abração a todos

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