sexta-feira, 9 de abril de 2010
A Escala Menor Natural
Muito bem meu povo, nos nossos últimos contatos falamos muito da nossa querida Escala Maior, a referência inicial para todo o resto da nossa história. Nesse tópico vamos nos estender falando do outro tipo de modo a ser usado no Tonalismo, o Modo Menor, baseado inicialmente na Escala Menor Natural.
Formaremos a Escala Menor Natural seguindo o mesmo conceito da Escala Maior, através de sucessão de Tons Inteiros e Semitons, seguindo a lógica:
T -- 2 - 3m -- 4 -- 5 - 6m -- 7 -- T(8)
Lembrando: -- Tom / - Semitom (ou 1/2 tom se preferir)
Em Graus teriamos:
I -- II - bIII - IV -- V - bVI -- bVII -- I
Vejamos tom no de Am (Lá Menor)
A -- B - C -- D -- E - F -- G -- A
A relação a ser estabelecida com a Escala Maior é de máxima importância para a compreensão dos tópicos posteriores, portanto vendo a Escala Maior no Tom C teremos:
C -- D -- E - F -- G -- A -- B - C
Comparando as 2 escalas nesses tons específicos encontraremos as MESMAS NOTAS, na seguinte relação:
A Tônica da Escala Menor aparece como SEXTO GRAU da Escala Maior, assim como a Tônica da Escala Maior aparece como TERCEIRO GRAU da Escala Menor, estabelecendo assim o que chamamos de CONCEITO DE RELATIVIDADE MAIOR/MENOR (figuras A e B).
Nos próximos tópicos falaremos do Campo Harmônico gerado pela Escala Menor e suas respectivas Funções Tonais.
Abração a todos
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